No dia 20 de novembro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio assinalou o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, comemorando o 29.º aniversário da Convenção sobre os seus direitos e o Dia Europeu da Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abuso Sexual. As iniciativas contaram com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade e dos militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Peso da Régua.
No âmbito do 29º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, a CPCJ de Mesão Frio, em colaboração com a comunidade educativa do Centro Escolar de Mesão Frio, realizou um estendal dos direitos das crianças, com desenhos elaborados pelos mais pequenos. Nas salas de aula foi exibido o filme «Os direitos das crianças», meio através do qual foram recordados os dez direitos fundamentais. Posteriormente, o vídeo foi publicado nas redes sociais da CPCJ de Mesão Frio e da GNR de Vila Real, tendo sido partilhado por centenas de cibernautas.
Para assinalar o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, a CPCJ de Mesão Frio realizou uma ação de sensibilização junto das camadas jovens do Sport Clube de Mesão Frio (iniciados e juvenis), uma vez que o tema da campanha nacional deste ano é o «Abuso sexual no desporto». Foi distribuído um folheto elaborado pela Comissão, alusivo ao tema, fazendo referência aos sinais de alerta de abuso sexual no desporto, formas de prevenção e contactos úteis.
Ambas as iniciativas pretenderam dar o seu contributo para o respeito a ter pelas crianças, destacando a necessidade de lhes garantir proteção, educação, cuidados básicos de saúde, lazer e bem-estar.