Ontem, dia 15 de janeiro, pelas 10 horas, o Museu do Douro recebeu a sessão evocativa dos 10 anos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro, que coincidiu com a 100.ª reunião do Conselho Intermunicipal, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira.
Na cerimónia foi exibido o vídeo «Breve olhar sobre o Douro», como forma de homenagear os autarcas fundadores desta associação de municípios. O painel de oradores contou com as intervenções de Carlos Santiago, presidente da CIM Douro, de João Catarino, Secretário de Estado da Valorização do Interior, de Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDR Norte, de Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, enquanto representante do Movimento Pelo Interior e de José Manuel Marques, presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.
A CIM Douro foi fundada em 15 de janeiro de 2009 e é composta por 19 municípios de quatro distritos: Vila Real (onde se inclui Mesão Frio), Viseu, Bragança e Guarda. A entidade que comemora uma década de existência é responsável, não só pela implementação de projetos supramunicipais, como também possui competências delegadas pelo Estado para a promoção do território.