No âmbito da operação «Floresta Segura 2019», o Destacamento Territorial da GNR de Peso da Régua, em colaboração com a Câmara Municipal de Mesão Frio, nomeadamente através do Serviço Municipal de Proteção Civil e as Juntas de freguesia, promoveu ações de sensibilização em todo o concelho, nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro.
As iniciativas tiveram como propósito, alertar a comunidade para a prevenção de comportamentos de risco, sobretudo no que diz respeito a queimas de amontoados e a queimadas extensivas, bem como, as respetivas novas diretrizes no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, limpezas de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível junto a edifícios e a aglomerados populacionais.
A partir do dia 22 de Janeiro, toda a realização de queimas e queimadas passou a ter de ser comunicada. A nova plataforma do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para comunicações prévias ou pedidos de autorização obrigatórios de queimas e queimadas foi um dos temas muito debatido nestas ações de sensibilização. Os munícipes quiseram inteirar-se sobre a nova plataforma e a nova legislação em vigor, tendo sido alertados para a obrigatoriedade de, pela primeira vez, comunicarem previamente, através da mesma, a intenção do uso de fogo, sendo que as queimas e queimadas carecem de uma autorização.
Em todas as Juntas de freguesia do concelho, os munícipes colocaram questões e esclareceram as suas dúvidas, ficando cientes de que deverão proceder aos trabalhos de limpeza dos terrenos localizados em espaços rurais, até ao próximo dia 15 de março. A autarquia encontra-se ao dispor para colaborar com os seus munícipes na submissão das comunicações na plataforma do ICNF e auxiliar com esclarecimentos adicionais.