No âmbito do Programa de Orientação Vocacional, os alunos do 8.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, selecionaram uma área profissional para, em conjunto a explorarem e adquirirem mais conhecimentos sobre a mesma.
A preferência unânime recaiu sobre a profissão de realizador de cinema. José Paulo Santos, cineasta natural de Coimbra e radicado em Vila Real, aceitou o convite para vir à escola sede falar um pouco sobre a profissão que tanto entusiasma estes jovens. Os alunos do 10.º C, do curso profissional de Multimédia, também assistiram e levaram consigo verdadeiros ensinamentos sobre esta profissão ligada à sétima arte.
José Paulo Santos é Mestre em Ciências da Comunicação pela UTAD, trabalhou durante mais de uma década como jornalista na TVI e desde 2013 que se dedica ao cinema independente, tendo realizado filmes que foram selecionados para mais de 30 festivais internacionais de cinema. Foi jurado de alguns festivais internacionais de cinema e é docente no Colégio de São Gonçalo, em Amarante e na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
O realizador de cinema apresentou aos alunos o filme documental de sua autoria, «…além da sala de espera», distinguido pela Direção Geral da Educação e que integra a lista geral de Filmes do Plano Nacional de Cinema 2018/2019, podendo ser estudado em todas as escolas secundárias do país. José Paulo Santos esteve à conversa com os jovens alunos e fixou a especial atenção destes, ao falar sobre o processo criativo de realização do filme, o seu percurso académico e profissional, as estratégias de trabalho, a execução das filmagens e os recursos humanos, técnicos, dramáticos e artísticos. Todos os alunos presentes no auditório da escola colocaram questões ao cineasta e ficaram ainda mais elucidados e empolgados com os desafios que a profissão encerra, particularmente os que perspetivam enveredar por esta carreira profissional.