O Programa para a Inclusão e Desenvolvimento, criado pela Portaria n.º 730/2004, está direccionado para a promoção e desenvolvimento de projectos que, assentes em intervenções integradas e sustentadas em parcerias, pretendem contribuir para reduzir ou eliminar assimetrias e factores de exclusão e promover a coesão social. São projectos que actuam em territórios considerados prioritários, onde o fenómeno da pobreza e exclusão social é mais gravoso e persistente e sobre grupos específicos em especial situação de vulnerabilidade. Na sua área de intervenção 1 — “Acções de Âmbito Sócio Cultural”, visando o reforço das identidades e convívio entre diferentes gerações, aproximando as mesmas e quebrando o isolamento social, promovendo assim a partilha de experiências entre idosos e mais novos.
O Programa para a Inclusão e Desenvolvimento, criado pela Portaria n.º 730/2004, está direccionado para a promoção e desenvolvimento de projectos que, assentes em intervenções integradas e sustentadas em parcerias, pretendem contribuir para reduzir ou eliminar assimetrias e factores de exclusão e promover a coesão social. São projectos que actuam em territórios considerados prioritários, onde o fenómeno da pobreza e exclusão social é mais gravoso e persistente e sobre grupos específicos em especial situação de vulnerabilidade. Na sua área de intervenção 1 — “Acções de Âmbito Sócio Cultural”, visando o reforço das identidades e convívio entre diferentes gerações, aproximando as mesmas e quebrando o isolamento social, promovendo assim a partilha de experiências entre idosos e mais novos.
O Projecto “Mesão Frio Integra”, promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio, e que tem como Entidade Executora a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, conjuntamente com o Clube de Artes e Expressões do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio afixou, no passado dia 18 de Fevereiro, de forma simbólica, um azulejo na Escola EB 2/3 S Prof. António da Natividade, resultado desta partilha de experiências entre idosos e mais novos.
Anteriormente, os participantes deste atelier haviam já decorado os tubos de suporte ao coberto desta Escola. Mais que o resultado final, também ele importante, a troca e partilha de experiencias entre participantes revela-se gratificante, desde logo pela percepção nos rostos dos participantes do orgulho pelo “seu” produto final.