O Secretário de Estado da Educação, João Costa, foi recebido durante a tarde de ontem, dia 4 de julho, em Mesão Frio, pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira, para presidir à sessão de encerramento do VI Encontro da Microrrede TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), que decorreu durante todo o dia, na Biblioteca Municipal de Mesão Frio. A iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade (AEPAN), em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio, juntou cerca de duas centenas de docentes, maioritariamente, dos concelhos de Mesão Frio, Tarouca, Resende e Baião, sob a égide do tema «A educação na (Re)Construção de um futuro melhor».
A atuação do Coro Infantil dos Pequenos Cantores de Mesão Frio abriu a sessão, que contou com as ilustres intervenções do Delegado Regional de Educação da Região Norte, João Miguel Gonçalves, do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira e da Diretora do AEPAN, Aldina Pereira.
A integrar o painel de oradores que completaram o programa da manhã, esteve a psicoterapeuta Olívia Carvalho, para dissertar acerca do tema «Educação Inclusiva: da utopia à realidade» e estiveram os representantes máximos dos Agrupamentos de Escolas do Sudeste de Baião, de Tarouca, de Resende e de Mesão Frio, para concretizarem um preâmbulo do tópico «Boas Práticas da microrrede TEIP».
Os trabalhos prosseguiram ao longo da tarde, já depois de uma pausa para o almoço convívio, com todos os intervenientes, terminando com um pequeno momento musical proporcionado por professores do AEPAN. O plenário da tarde contou com várias sessões paralelas de debate, no final das quais, Anabela Macedo, Coordenadora TEIP de Mesão Frio realizou uma sinopse do mesmo.
A sessão de encerramento terminou com chave de ouro, pelos três grupos do projeto da biblioteca municipal, «Bibliodance», que receberam o Secretário de Estado da Educação em ambiente de júbilo.
O Secretário de Estado da Educação, João Costa assinou o livro de honra do município e, logo após, na sua intervenção, relembrou as políticas educativas implementadas pelo atual Governo e os instrumentos que convergem para a preocupação estrutural do insucesso escolar, apelando à inclusão e felicitando todos os presentes por trabalharem em rede.
Desde há 6 anos que estes agrupamentos de escolas se encontram anualmente para refletirem e partilharem as suas experiências e boas práticas educativas, com profissionalismo, alegria, numa reflexão diversificada em Educação.