De 26 a 28 de julho, Mesão Frio voltou a reunir num só espaço, uma mostra do que melhor se produz no concelho e na região duriense. Música popular portuguesa, Folclore, danças, gastronomia, vinhos, artesanato e um torneio de Sueca, foram dinamizados neste certame, visitado por milhares de pessoas, ao longo dos três dias. O Parque de Estacionamento da Zona de Lazer foi o local escolhido para a realização do evento que vai já na sua 9.ª edição.
No dia 26 de julho, a feira abriu às 18h30, com a animação proporcionada pelo Grupo de Bombos da Associação Cultural e Desportiva de Vila Marim (ACDVM). Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, juntamente com todos os representantes das entidades locais e elementos da Confraria Gastronómica de Lamego, dirigiu-se aos stands, cumprimentou os representantes da restauração, vinhos e artesanato e deu-lhes as boas vindas, agradecendo-lhes por terem aceitado o repto lançado pela autarquia. Seguiu-se o concurso gastronómico «Petiscos de Vinha D’ Alhos», que contou com a participação da Confraria Gastronómica de Lamego como jurada, cuja classificação apurada foi: em primeiro lugar, o Café/Restaurante Ponto de Encontro; em segundo lugar, o Café Mira Rio e em terceiro lugar, a Churrasqueira Filipa.
À noite, pelas 21h30, a Orquestra Graffiti apresentou-se com uma das maiores estruturas autónomas de espetáculo da Europa, assente num dos maiores palcos móveis existentes com tecnologia de ponta, que deixou ao rubro a grande enchente que acorreu ao recinto.
No dia 27 de julho, pelas 14 horas, realizou-se o Torneio de Sueca organizado pela ACDVM, que divertiu os visitantes e presenteou os vencedores com a oferta de um leitão. À noite, milhares de pessoas marcaram presença no espetáculo do «Coro Infantil dos Pequenos Cantores de Mesão Frio». Logo de seguida, o grupo de dança «Bibliodance» antecedeu a atuação do famoso grupo «Os Solitários». Perante o entusiasmo do público, a animação da banda foi uma constante com a ajuda dos seus êxitos musicais.
O panorama do fogo-de-artifício foi o grande momento da festa. Depois do espetáculo de cor, a animação continuou com mais música. O município de Mesão frio teve assim, uma excelente forma de encerrar o segundo dia da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais, proporcionando aos seus habitantes e visitantes momentos de tradição e de festa.
O terceiro dia da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais juntou centenas de pessoas que, pelas 16 horas, assistiram a um verdadeiro espetáculo de folclore que reuniu três coletividades nacionais e um grupo espanhol. O Festival de Folclore Ibérico organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros, com o apoio da Câmara Municipal, afirmou-se, mais uma vez, pela diversidade cultural que apresenta todos os anos.
O fim de semana dedicado à promoção da gastronomia, dos vinhos e do artesanato, deu a conhecer aos visitantes as raízes populares, as tradições culturais e mostrou que o concelho Porta do Douro tem primor em receber.