Alberto Pereira, que assumiu funções enquanto Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, a 29 de julho de 1999, assinalou duas décadas de dedicação e de entrega a esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) mesão-friense que é, atualmente, a segunda maior entidade empregadora do concelho Porta do Douro e a mais antiga, com 459 anos de existência.
Quando foi empossado, Alberto Pereira era Provedor, à época, da instituição onde trabalhavam apenas 11 funcionários, que prestavam assistência a 50 utentes, em apenas um lar.
Volvidos 20 anos, a instituição tem vindo a crescer de forma sustentada, sendo notória e conhecida a sua transformação. Hoje, com mais de 100 funcionários, a Misericórdia de Mesão Frio dispõe de dois centros de dia, quatro lares, apoio domiciliário, creche, ATL e cantina social, servindo e assistindo, no total de 320 utentes.
Alberto Pereira, que nunca auferiu de qualquer montante para dirigir a IPSS mesão-friense, ao realizar um balanço das duas décadas em prol desta causa, referiu que “foram 20 anos de muito trabalho, de muitas lutas, de muitos projetos e de muita entrega. Em conjunto, com todos os que me acompanharam nesta longa caminhada, fomos capazes de estar à altura da responsabilidade”, disse o Provedor, que é também, atualmente, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio.
Com um orçamento anual de 1 805 000€ e 5,6 milhões de euros de património, a Misericórdia de Mesão Frio prossegue com vitalidade, assente na fórmula que Alberto Pereira imprimiu neste projeto, ao longo dos últimos 20 anos.