No âmbito do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), o município de Mesão Frio tem, no terreno, um total de 30 jovens voluntários. Ontem, iniciou-se a terceira e última quinzena da calendarização proposta e os jovens foram recebidos no edifício dos Passos do concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, pelo presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio Santo André, por técnicos da autarquia e por representantes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, entidade parceira. Os jovens envolvidos neste desafio receberam um kit de intervenção que inclui: uma parka, um chapéu, uma t-shirt, um par de luvas, um cantil e uma mochila, para melhor desempenho das suas funções e proteção individual.
Na receção ao último grupo, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira, quis reiterar a importância de os jovens encararem esta oportunidade e impulso, com rigor e seriedade, como em todos os outros aspetos das suas vidas.
A globalidade dos voluntários representa duas candidaturas distintas realizadas ao programa do IPDJ, mas que atuam em sinergia: uma candidatura realizada pela autarquia de Mesão Frio, que conta com um grupo de 18 jovens e uma candidatura apresentada pela Junta de Freguesia de Mesão Frio Santo André, que abrange 12 voluntários. Desta forma, os jovens darão seguimento à última quinzena, colaborando para a educação e para a sensibilização na valorização e na preservação do meio ambiente.