Como já vem sendo habitual, desde há três anos, no início de mais um novo ano letivo, a autarquia de Mesão Frio ofereceu tablets a todos os alunos do 4.º ano e livros de fichas a todos os alunos com escalão, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade. No dia da receção para mais uma nova jornada letiva, os alunos foram agraciados pelo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, que os saudou e felicitou, juntamente com a Vereadora da Educação, Cristina Major e a Coordenadora do Centro Escolar, Ana Cardoso.
No ato singelo que decorreu ontem, dia 12 de setembro, no Centro Escolar, testemunhado por professores, alunos, encarregados de educação e funcionários, o edil revelou, em primeira mão, um novo benefício para os alunos de Mesão Frio, deliberado e concedido pela autarquia: “Este ano, haverá prémios de mérito, não só para o melhor aluno do Ensino Secundário, mas também, para os melhores alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Estes prémios monetários serão oferecidos pela autarquia, no final do corrente ano letivo.” Declarou, desafiando todos as crianças presentes a conquistarem este privilégio.
Num investimento aproximado de 5 mil euros, a Câmara Municipal ofereceu os tablets a um universo de 35 alunos deste nível de ensino, garantindo-lhes, desta forma, maiores condições de aprendizagem, para fazerem face aos exigentes exames, nomeadamente, através do acesso à «Escola Virtual» (projeto que dá a possibilidade de explorar virtualmente ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem, destinado a crianças do 1.º Ciclo), onde podem esclarecer dúvidas, consultar fichas de trabalho e outros manuais. No que diz respeito aos livros de fichas, os mesmos foram oferecidos na sua totalidade, aos estudantes com Escalão 1 e comparticipados em 50% aos alunos com Escalão 2.
Desde 2017 que os alunos de Mesão Frio, do 4.º ano, recebem instrumentos que proporcionam novas formas de aprendizagem e o acesso pleno às novas tecnologias. Todas as medidas tomadas pela Câmara Municipal de Mesão Frio na esfera educativa, comprovam que o seu campo de ação prossegue focado nas necessidades de âmbito social.