Foi assinado, durante a manhã do dia 17 de outubro, o contrato de empreitada para a execução do projeto do Centro Interpretativo – Museu do Barco Rabelo. A adjudicação da obra, firmada pelo Município de Mesão Frio, representa um encargo total de 157.834.00 euros e é comparticipada em 85% de fundos comunitários, sendo que o prazo da sua execução é de 274 dias, após o auto de consignação. O projeto nasceu da vontade da autarquia em preservar a memória das gentes ribeirinhas do concelho de Mesão Frio.
O Centro interpretativo «Homens do Rio Douro - Barcos e Barqueiros» será instalado na antiga Escola Primária da Rede, em Vila Marim, lugar que em tempos foi de aprendizagem e que agora voltará a servir a comunidade local e os seus visitantes, partilhando as memórias das gentes que viveram do Rio e para o Rio durante séculos.
A obra está incluída no programa PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) Douro 2020 e constitui mais um pólo de atração turística para o município de mesão Frio, com um espaço dedicado ao artesanato da região e um tributo ao Barco Rabelo, embarcação que antigamente transportava o vinho da região para a cidade do Porto.