O município de Mesão Frio foi epicentro da iniciativa de sensibilização para o risco sísmico «A Terra Treme», que decorreu no dia 15 de novembro, pelas 11h15. O Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade e a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio aderiram à 7.ª edição deste simulacro, que procurou chamar a atenção para a importância de adotar comportamentos simples em caso de sismo, mas que podem salvar vidas: baixar, proteger e aguardar foram os gestos repetidos, um pouco por todo o país, nesta ação de índole nacional, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mesão Frio aliou-se ao exercício nacional «A Terra treme», com a colaboração da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e do Destacamento Territorial da GNR de Peso da Régua e sensibilizou a comunidade para a importância de uma sociedade mais resiliente a este tipo de catástrofe, garantindo a ação, que contou com a participação de centenas de pessoas, bem como a distribuição de material de divulgação. Durante um minuto, crianças e jovens de Mesão Frio executaram os três gestos que devem ser adotados antes, durante e depois de um sismo, fenómeno que ocorreu, pela última vez, em Mesão Frio, há cerca de dois anos.
O exercício elucidou assim, toda a comunidade mesão-friense sobre como agir num evento sísmico, nomeadamente as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção.