A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens - CPCJ de Mesão Frio assinalou o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, no passado dia 18 de novembro. Sob a égide do tema da edição deste ano: «Empoderar as crianças para acabar com a violência sexual», a CPCJ local desafiou os alunos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, a realizarem trabalhos escolares alusivos à temática.
No total, 140 jovens envolveram-se na iniciativa e desenvolveram trabalhos nas disciplinas de Português e Educação Visual e Tecnológica. As atividades contaram com a orientação de docentes, que colaboraram na recolha e no tratamento da informação alusiva ao tema.
Os desenhos foram selecionados e expostos numa árvore feita com materiais reciclados, adereço que irá percorrer todas as entidades concelhias, como forma de alertar a sociedade para esta problemática. Posteriormente, todos trabalhos serão expostos em abril (mesmo os que não foram selecionados), durante o mês em que se assinala a Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Para concluir as ações que assinalaram esta efeméride, os membros da CPCJ de Mesão Frio, Modalidade Alargada, dirigiram-se à sede do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, para explicarem às turmas a relevância de se assinalar este dia, tendo oferecido, como forma de reconhecimento, certificados de participação aos alunos intervenientes e marcadores para livros, ilustrados com os desenhos dos alunos selecionados.