A Feira Anual de Santo André regressou, este ano, com a oferta de uma programação cultural e lúdica diversificada. O certame arrancou no dia 29 de novembro, durante aquele que foi o primeiro fim de semana a encher de animação a vila Porta do Douro.
Na noite de 29 de novembro, o Auditório Municipal recebeu a sessão de teatro «Sopa de Pedra», um espetáculo muito agitado e interativo. A companhia Urze Teatro, em parceria com as companhias Fio de Azeite e Chão de Oliva, apresentou o conto tradicional «Sopa de Pedra», uma dramatização dirigida ao público de todas as idades. A divertida trama relatou a história de um frade que, com uma pedra, fez uma deliciosa sopa e deu uma lição sobre a falta de solidariedade a uma aldeia que não o quis ajudar a confortar o seu “pequenino” estômago.
No dia seguinte, os aficionados do Todo o Terreno participaram no XI Passeio TT Rotas de Santo André, numa organização da Associação Génese da Aventura – Club, com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio. Os aventureiros palmilharam os mais belos trilhos do concelho conhecido, entre os aficionados da modalidade, como a “capital das picadas”.
O dia terminou com a habitual noite de Fado organizada pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio. As atuações de Ilda Magalhães e D’Ouro Fado fizeram esgotar a lotação do salão de festas do quartel. Não faltaram os tradicionais petiscos, nem mesmo o vinho tinto Busto, que apoiou o evento.
A Feira Anual de Santo André estará de portas abertas até ao próximo dia 8 de novembro, dando enfoque ao artesanato, à gastronomia, à música popular portuguesa, à venda de artigos e produtos tradicionais e biológicos, têxteis, calçado, utensílios domésticos, brinquedos, chapelaria, louças, entre outros.