Nos dias 6 e 7 de março, os alunos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, estiveram em Mesão Frio, percorrendo todas as freguesias do concelho, a realizarem rastreios de saúde gratuitos à população. Através do projeto «Med On Tour», anteriormente designado por «Medicina na Periferia», desenvolvido e dirigido pela Associação de Estudantes do ICBAS, os jovens, em colaboração com a Câmara Municipal de Mesão Frio, avaliaram os fatores de risco para a saúde da comunidade, relativamente à obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Os futuros médicos, além de efetuarem medições do perímetro abdominal e da pressão arterial dos pacientes, calcularam o índice de massa corporal (IMC), avaliaram a glicemia capilar, alertaram para a elevada prevalência de doenças cardiovasculares na sociedade e sensibilizaram a comunidade para a adoção de um estilo de vida saudável, relembrando os principais fatores de risco, como o álcool, o tabagismo, o stress e a má alimentação.
Durante a manhã do primeiro dia, os jovens realizaram rastreios à população em geral, no pavilhão multiusos municipal e à tarde, aos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio. O programa terminou no dia 7 de março, com os rastreios a serem realizados nas restantes Juntas de Freguesia.
Para a autarquia de Mesão Frio, a promoção de hábitos e de um estilo de vida saudáveis, bem como a vigilância da saúde dos seus munícipes, são preocupações constantes, o que solidifica a parceria com a Associação de Estudantes do ICBAS.