A Câmara Municipal de Mesão Frio está a produzir máscaras comunitárias (não cirúrgicas) para a proteção individual de todos os seus colaboradores, salvaguardando-os, neste período de contingência sanitária e de combate à crise social causada pela pandemia de COVID-19. Numa segunda fase de produção, o objetivo é oferecê-las à população do concelho, priorizando os grupos de risco, particularmente pessoas com mais de 65 anos, com doenças crónicas e em estados de imunossupressão.
As máscaras estão a ser confecionadas pela colaboradora do Centro Escolar de Mesão Frio, Rosa Marques, com competências na área da costura, em regime de trabalho domiciliário, durante este período de confinamento.
A medida surge no âmbito das recomendações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, relativamente ao uso generalizado de máscaras em espaços coletivos fechados, sendo complementar às medidas de distanciamento social, higienização das mãos e etiqueta respiratória.
A autarquia de Mesão Frio apela a que, para além de todas as medidas de isolamento social, que estão a ser cumpridas, seja dada relevância ao uso de máscara em espaços fechados, para que todos nos possamos proteger deste inimigo da saúde pública e voltarmos à normalidade o mais depressa possível.