Alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) da Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio, realizaram, nos dias 16, 17 e 18 de Abril, em Mesão Frio, rastreios médicos à população do Concelho. A iniciativa Medicina na Periferia é uma actividade da Associação de Estudantes do ICBAS idealizada no sentido de possibilitar aos alunos do curso de Medicina um contacto real com a Medicina de Centro de Saúde e com a realidade dos cuidados de Saúde no interior do norte do país.
Além da sede do Concelho, os alunos de Medicina do ICBAS realizaram os rastreios à Tensão Arterial, Glicemia, Colesterol, Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal, nas freguesias do Concelho. No total foram realizados cerca de 400 rastreios, ficando patente a importância que as populações dão aos cuidados de saúde primários e à falta destes. Por ser uma população, em grande medida, envelhecida, a verdade é que foram enormes as filas de espera para a realização dos rastreios, sensibilizando também os futuros médicos quanto à importância que as populações do interior dão à saúde.
De referir que, para um universo de 5400 utentes, o Centro de Saúde de Mesão Frio possui 3 médicos, perfazendo uma média de 1800 utentes por médico. Para que possam receber cuidados médicos, às populações de fora da sede de Concelho é proporcionado transporte pela Câmara Municipal, minimizando assim as dificuldades que, muitas das vezes, os utentes sentem para serem consultados pelo seu médico de família.