Este ano, Mesão Frio assinalará 868 anos da sua fundação, concedida através do Foral outorgado por D. Afonso Henriques. Para assinalar o Dia do Município (30 de novembro), dando cumprimento às normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde em contexto da pandemia COVID-19, a Câmara Municipal de Mesão Frio teve de limitar os convites aos representantes máximos das entidades concelhias e à Comunicação Social, para assistirem à habitual sessão solene.
Com o mesmo sentido de honra e regozijo, porém de forma simbólica e contida, o programa comemorativo iniciará às 14H30, no auditório municipal, com o lançamento da obra «Rabelos & Barcas de Passagem no Concelho de Mesão Frio», do autor mesão-friense, B. Vieira de Oliveira.
Após a sessão solene, decorrerá a cerimónia inaugurativa do Centro Interpretativo do Barco Rabelo, na freguesia de Vila Marim, na presença da Exm.ª Senhora Secretária de Estado da Valorização do Interior, Professora Doutora Isabel Ferreira.
Por forma a garantir todas as medidas de saúde e segurança, as cerimónias decorrerão pelo período estritamente necessário, sem as habituais condecorações, apenas na presença de elementos convidados, evitando assim, aglomerados de pessoas.