O Município de Mesão Frio associa-se à comemoração dos 900 anos da Carta de foral (1123-2023) do extinto concelho de Barqueiros. A cerimónia protocolar será realizada este sábado, 9 de setembro, com o descerramento da placa alusiva à data e uma homenagem a várias personalidades da História de Barqueiros, na qual, entre outros, intervirá o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva. Será, também, apresentada a obra literária «Barqueiros do Douro – À margem do rio e da história», da autoria de Bernardino Vieira de Oliveira e será servido um Porto de Honra, com momento musical e um jantar convívio aberto à população, terminando com um baile popular.
A Carta de Foral era um documento real utilizado em Portugal, que estabelecia e regulava a administração, os deveres e os privilégios de um concelho e que assumia elevada expressão na história da vila ou da cidade. Com estas comemorações, pretende-se envolver a população, colocando o Foral como tema dominante, divulgando a importância da sua atribuição a Barqueiros.
Com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio, esta iniciativa aberta a toda a população é levada a cabo por uma comissão organizadora das festividades, liderada pela Junta de Freguesia de Barqueiros, na qual se incluem todas as associações da freguesia.