A Câmara Municipal de Mesão Frio, a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio e o Instituto de Segurança Social de Vila Real assinam, no próximo dia 26 de Novembro, às 10h30, no Auditório Municipal de Mesão Frio, o Protocolo de Compromisso do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), para o Concelho de Mesão Frio. A Câmara Municipal de Mesão Frio, a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio e o Instituto de Segurança Social de Vila Real assinaram, no passado dia 26 de Novembro, no Auditório Municipal de Mesão Frio, o Protocolo de Compromisso do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), para o Concelho de Mesão Frio. Estiveram presentes o Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaces, o Director do Instituto de Segurança Social de Vila Real, Francisco Rocha, o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, e António José Almeida, a representar a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.
A Câmara Municipal de Mesão Frio, a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio e o Instituto de Segurança Social de Vila Real assinaram na passada sexta-feira, no Auditório Municipal de Mesão Frio, o Protocolo de Compromisso do Contrato Local de Desenvolvimento Social, para o Concelho de Mesão Frio. O CLDS de Mesão Frio surge, após os resultados assinaláveis do extinto projecto “Mesão Frio Integra”, do Programa Progride, de forma a dar seguimento às sinergias comunitárias geradas pelo projecto “Mesão Frio Integra”, bem como dar provimento às necessidades identificadas e às fragilidades socioeconómicas de Mesão Frio, procurando assim evitarem-se eventuais retrocessos às evoluções alcançadas. Outra prioridade destes Contratos Locais de Desenvolvimento Social é suster, com uma intervenção estruturada na área do desenvolvimento local como resposta à redução da intensidade dos fenómenos de pobreza e da exclusão social.
“Tivemos, durante os últimos cinco anos uma parceira com o Instituto de Segurança Social de Vila Real, materializada no projecto “Mesão Frio Integra”, que se revelou um êxito e que veio colmatar e ajudar a resolver um número substancial de problemas sociais que existiam em Mesão Frio. Com o seu término no passado mês de Setembro, o Concelho de Mesão Frio tinha ficado amputado de uma grande e importante parceria. Felizmente que o Instituto de Segurança Social de Vila Real foi sensível às nossas preocupações e não descurou o nosso Concelho, atribuindo-nos um Contrato Local de Desenvolvimento Social.”, referiu Alberto Pereira, relativamente à assinatura Protocolo de Compromisso do CLDS de Mesão Frio. Francisco Rocha, Director do Instituto de Segurança Social de Vila Real, referiu-se ao CLDS de Mesão Frio como sendo “uma boa notícia para Mesão Frio”, salientando que este terá de ser um projecto de “persistência” onde a “direcção deverá ser mais importante que a velocidade” de forma a “cortar ciclos de pobreza”. O Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, salientou que este CLDS deverá “forçar ou reforçar as capacidades de cada cidadão” sendo que a prioridade deverá ser “apostar no cidadão e integra-lo na comunidade” e que o “poder local tem o dever de ser um governo local da sociedade, devendo, por isso, preocupar-se com os cidadãos”.
O CLDS de Mesão Frio intervirá em quatro eixos fundamentais para o desenvolvimento local: a) emprego e formação, com a criação de gabinetes de atendimento na área da empregabilidade para acompanhamento do processo de inserção e ou qualificação ou requalificação profissionais e apoio ao empreendedorismo, e acções que incentivem a articulação entre empregadores e potenciais empregados. b) intervenção familiar e parental, com a criação do Centro de Recursos e Qualificação para o desenvolvimento de acções de apoio à comunidade e às famílias. c) capacitação da comunidade e instituições, através do desenvolvimento de acções de formação e acções facilitadoras do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação. d) informação e acessibilidade, através do desenvolvimento de acções de formação e acções facilitadoras do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação.