Nos dias 9 e 10 de junho, o Claustro do Convento de São Francisco acolheu a ‘Mostra do Livro’, com a presença das livrarias ‘As Marias’, de Mesão Frio, ‘Traga-Mundos’, de Vila Real, e ‘Unicepe’, do Porto. O evento contou com apresentações de livros de autores reconhecidos no mundo literário português e internacional, como João Pedro Mésseder, Libório Manuel Silva, Jeannine Johnson Maia e Victor Neves.
Paralelamente, nas duas noites da ‘Mostra do Livro’, a Avenida Conselheiro José Maria Alpoim recebeu mais uma edição dos ‘Concertos na Avenida’, com as atuações dos grupos ‘Douro Collective’ e ‘Abba Mia – Tributo a ABBA’.
O primeiro dia da ‘Mostra do Livro’ foi dedicado ao público infanto-juvenil, com uma visita dos alunos do pré-escolar e uma exposição de seixos pintados à mão, no Claustro do Convento de São Francisco. A tarde foi dedicada à Literatura, com a apresentação das obras do autor João Pedro Mésseder: «A fada das multiplicações», «Poucas letras tanto mar» e «Que luz estarias a ler?». A tarde terminou com um atelier de pintura, pondo à prova a expressão artística dos mais novos.
À noite, os ‘Concertos na Avenida’ encheram de música a principal avenida de Mesão Frio com a grande estreia dos ‘Douro Collective’. Um serão que ofereceu música para todos os gostos. Os cinco jovens músicos durienses apresentaram um reportório de grandes êxitos, com músicas das décadas de 80 e 90 e da pop mais atual, com temas de artistas nacionais e internacionais.
O segundo dia da ‘Mostra do Livro’ ficou marcado por várias apresentações de livros, dos autores Libório Manuel Silva, com a obra fotográfica «Douro – Maravilhas do Património», Jeannine Johnson Maia, com o romance histórico «O Rapaz do Douro» e o poeta Victor Neves, com «Raíz da Terra». Três obras muito diferentes entre si, que levaram o público numa viagem pelas paisagens, património e gentes da região duriense, pela ligação entre a História de Mesão Frio e a ficção e pelos versos envolventes da poesia. Um Porto de Honra juntou todos num brinde e os mais novos divertiram-se com jogos tradicionais.
O fim de semana cultural terminou com chave de ouro. Com uma década de carreira celebrada recentemente, os ‘Abba Mia – Tributo a Abba’ puseram o público ao rubro, ao recordarem uma das bandas mais emblemáticas dos anos 70 e 80, com a interpretação de temas em homenagem aos Abba, dando por encerrados os ‘Concertos na Avenida’ e a ‘Mostra do Livro’.