O segundo e último dia do evento vínico ‘Vinhos de Santo André - Portos e Tintos do Douro’, organizado pelo Município de Mesão Frio e integrado na Feira Anual de Santo André 2023, terminou com uma mostra de vários produtores locais e regionais, palestras e provas comentadas. A iniciativa, gratuita e aberta ao público em geral, contou com a participação de vários especialistas.
Durante dois dias consecutivos falou-se de Vinhos do Porto e Tintos Tranquilos no Concelho Porta do Douro, onde foram partilhados importantes contributos para uma melhor aprendizagem acerca do tema.
Na manhã do último dia, o edifício da antiga Residência de Estudantes recebeu a palestra «A importância da cultura vínica», de Dayane Casal, especialista em diversos terroirs vínicos, que já visitou mais de 30 países, e que tem cerca de 30 mil horas dedicadas à arte do mundo dos vinhos e da cultura vínica.
Seguiu-se a apresentação do americano Roy Hersh , especialista em Vinhos do Porto, que apresentou a palestra «Vinhos do Porto no mercado Americano», abordando as especificidades do mercado de vinhos nos Estados Unidos. Roy Hersh falou sobre a forma como os produtores do vinho generoso podem entrar mais facilmente neste mercado.
A manhã terminou com uma Masterclass do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, conduzida por Paulo Russell. Na prova comentada, com diversos perfis de vinhos do Porto presentes, foram explicadas as particularidades que os diferenciam. Os últimos dois vinhos em prova foram apresentados pelo enólogo Jorge Alves
O dia terminou com provas comentadas de um conjunto de Vinhos do Porto dos produtores do Concelho e da Região.