À semelhança do ano anterior, a Câmara Municipal de Mesão Frio voltou a aumentar o número de bolsas de estudo atribuídas aos estudantes universitários do Concelho, entregando um total de 39 bolsas, num investimento de 20.500 euros.
O número de estudantes de Mesão Frio no ensino superior tem crescido gradualmente, o que leva a um maior investimento da autarquia na Educação. A intenção é “continuar a encontrar caminhos diversificados que tornem possível potenciar o sucesso escolar dos alunos que frequentam as nossas escolas”, como afirmou Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio.
Continuar a reforçar o número de bolsas é o principal objetivo, ao que se soma a implementação e o reforço de “várias medidas que ao nível dos transportes, da Ação Social Escolar e de outros apoios complementares ao reforço das competências sociais, educativas e culturais dos nossos alunos, que ajudem todos os estudantes a encontrar no seu percurso académico as menores dificuldades possíveis”.
O edil terminou o discurso deixando o desafio para que “no decorrer das vidas académicas e das vidas futuras dos alunos estes se sintam tentados a intervir nas associações e clubes da freguesia, nas instituições de solidariedade social do concelho e na vida comunitária de todos nós”.
Para Bárbara Ferreira, uma das alunas contempladas, “a bolsa para além de aliviar o peso financeiro dos estudos, ainda me proporciona a oportunidade de continuar a perseguir os meus sonhos”, afirmou, endereçando ainda um agradecimento à autarquia.
Solange Pereira também acredita que esta iniciativa “é fundamental para muitos estudantes. Estas bolsas podem abrir portas para o nosso desenvolvimento académico e pessoal”, considera.
No palco da cerimónia pública estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, o Vereador da Educação, Fernando Correia, e a Vereadora Justina Teixeira.
O público presente no Auditório Municipal contou, entre outros, com a Diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), Aldina Pereira, os Presidentes das Juntas de Freguesia, bem como os pais, encarregados de educação e familiares dos alunos bolseiros.