A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) reuniu na Biblioteca Municipal de Mesão Frio, no passado dia 30 de maio, para aquela que foi a 92.ª reunião do Conselho Executivo. A sessão plenária incluiu o debate de várias questões comuns aos 19 municípios, que constituem esta associação, com o objetivo de definir estratégias de atuação de curto e médio prazo, determinantes para o desenvolvimento da Região Demarcada do Douro. O presidente do conselho intermunicipal deu início à reunião, passando, de seguida, a palavra ao presidente da autarquia de Mesão Frio que, na qualidade de anfitrião, dirigiu os cumprimentos iniciais a todos os presentes. No período antes da ordem do dia, a nova Direção da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial apresentou-se aos presidentes dos municípios da CIM Douro, manifestando o seu interesse em aliar-se à comunidade intermunicipal, para uma sinergia no desenvolvimento de estratégias em prol da região. Posteriormente, foi aberto um período de debate. O 1.º Secretário Executivo Intermunicipal, Paulo Noronha transmitiu ao Conselho o ponto de situação relativo às candidaturas promovidas pela CIM Douro e pelo Norte 2020, em especial, das tipologias “mapeadas”, como PARU, PEDU e PAMUS. Os presentes foram ainda informados sobre a abertura de novos concursos, com vista, sobretudo, ao desenvolvimento territorial. Desta reunião resultaram como pontos mais importantes: a indicação de uma personalidade para integrar o cargo de presidente do Conselho Consultivo de Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro; a aprovação da proposta do Mapa de Pessoal para 2018; a aprovação dos documentos previsionais para 2018; a aprovação, por unanimidade, do Relatório de Prestação de Contas 2017 e da 1ª Revisão ao Orçamento de 2018; a discussão sobre o plano intermunicipal de transportes – modelo da Rede e as candidaturas ao Fundo Florestal Permanente. No final dos trabalhos, decorreu um almoço convívio entre autarcas, no restaurante do Museu do Triciclo. A CIM Douro articula a ação do governo com os municípios, reunindo regularmente e de forma rotativa, nas autarquias que integram esta comunidade.